Aconteceu no sábado (23/10) a Feira de Adoção de Cães e Gatos na praça da Glória no bairro Eldorado. A ação, realizada pela equipe de protetores independentes “Sim, Salvamos Vida”, em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Regional Eldorado, reforça o engajamento do município com o bem-estar animal.
A feira proporcionou 23 adoções de gatos e cães, que, agora, têm novo lar. O administrador da Regional Eldorado, Gil Martins, que articulou a cessão do espaço da praça, para a realização da iniciativa independente, comentou sobre a importância do acolhimento de animais. “A Regional Eldorado participou com muita satisfação desse projeto. Adotar é uma prática responsável, que visa promover o bem-estar animal e garantir a redução do número de cães e gatos abandonados”, disse.
A idealizadora do projeto, Helenice Resende Dornas, falou sobre o que motivou a iniciativa e a formação do grupo independente “Sim, Salvamos Vidas”, que reúne protetores para acolher e tratar animais abandonados e, posteriormente, encontrar tutores para os bichinhos. “Durante a pandemia, muitos animais foram abandonados. Muitas pessoas, por problemas financeiros, acabaram deixando os animais nas ruas. Por isso, fazemos essas atividades para incentivar a adoção responsável. Até então, temos conseguido tutores muito bons”.
Os direitos e a proteção dos animais são causas defendidas pela Prefeitura. Desde janeiro, várias ações têm sido realizadas por meio das secretarias de Saúde e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e também da Diretoria de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, como a retomada da castração de cães e gatos na cidade, serviço que voltou a ser oferecido à população desde o início do mês de outubro, com investimento de R$ 2 milhões.
A diretora de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da SMS, Samantha Leão, destacou as frentes em que a gestão municipal tem atuado no que se refere à causa animal. “As equipes de zoonoses dos distritos estão trabalhando na vacinação das áreas rurais, dos canis e dos acumuladores. A gente faz, também, o programa de controle populacional, que é a castração, o diagnóstico de leishmaniose e esporotricose, e trabalhamos no controle epidemiológico de chikungunya, zika, dengue, dentre outras”, afirmou.
Vacinação
Contagem também tem realizado campanha intensa de vacinação antirrábica, com 81 pontos espalhados pelo município. Mais de 55 mil animais, entre cães e gatos, foram vacinados até o momento. A aplicação da dose que protege os pets da raiva acontece na Unidade de Vigilância de Zoonoses - UCZ, que fica na avenida João César de Oliveira, 4.665, bairro Cinco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Parceria
Vale lembrar que a Prefeitura de Contagem assinou Termo de Cooperação Técnica com o Centro Universitário UNA Contagem, em agosto passado. O convênio estabeleceu uma cota mensal de consultas gratuitas para animais encaminhados pela UCZ ao Centro Veterinário da instituição de ensino. A parceria viabiliza, também, outras intervenções, como a inclusão de animais em situação de abandono no programa de castração.
Não compre, adote
A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses lançou a campanha “Não compre, adote”, em julho, para incentivar a adoção responsável. É uma oportunidade que as pessoas têm de salvar a vida de um animal abandonado, garantindo a ele um lar, cuidado e afeto. A iniciativa foca também na doação de cobertores, comedouros e brinquedos para os cerca de 40 animais que ainda aguardam um novo tutor. Campanhas de adoção acontecem, periodicamente, no Big Shopping, sendo necessário que o candidato a tutor tenha acima de 18 anos e assine termo de responsabilidade.
O Conselho Municipal do Bem-Estar dos Animais - Combea, instituído pela Lei Municipal 5.109/2020, está em fase de formação, com membros do poder público e da sociedade civil. O intuito é desenvolver políticas públicas cada vez mais assertivas e direcionadas que garantam a saúde e a defesa dos direitos dos animais.
Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses
Para conhecer os serviços da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses e visitar os animais, é necessário realizar um agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (31) 3351-3751 / 3354-4680. O endereço da unidade é avenida João César de Oliveira, 4665, bairro Eldorado.